segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

“Juventude Solidária”

A Juventude Socialista, concelhia de Vila Nova de Famalicão, entregou, no dia 24 passado, 100 litros de leite, 40 pacotes de massa e 20 quilos de arroz à associação “Dar as Mãos – Associação de Solidariedade de Vila Nova de Famalicão”, no âmbito da campanha de Natal/2008, denominada “Juventude Solidária”, cujo objectivo foi angariação, por parte dos membros do secretariado concelhio, de produtos alimentares de primeira necessidade, para posterior entrega a pessoas mais carenciadas do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Com esta campanha a JS pretendeu proporcionar um Natal mais feliz, fraterno e acolhedor aos beneficiários famalicenses da actuação daquela associação.
Entende a JS concelhia que para conseguirmos combater a fome e a pobreza é necessária uma actuação conjunta de todos os cidadãos e instituições, pelo que todos, desde partidos políticos, associações e sociedade civil se devem envolver no combate deste flagelo que atravessa a sociedade.
Uma das formas que se deve adoptar para combater a pobreza e a fome é efectuar entregas de alimentos as associações de carácter solidário e social, pois são estas que dão a ajuda mais directa a quem necessita.
A Juventude Socialista elogia o trabalho das associações de solidariedade social de todo o país, e em especial as do concelho de Vila Nova de Famalicão, pela luta, incessante, na protecção dos mais carenciados, com o objectivo de tornar a sociedade mais justa, mais igual e mais solidária.
Aplaude ainda a JS os voluntários que trabalham nestas associações dia após dia, por vezes com sacrifícios pessoais, com o único objectivo de ajudar aqueles que de facto necessitam.
O secretariado da Juventude Socialista, concelhia de Vila Nova de Famalicão, pretendeu, com esta campanha, contribuir para desenhar, neste Natal, um sorriso na face dos mais carenciados.
A JS agradece a todos aqueles que contribuíram para esta campanha e deseja, a todos os famalicenses umas Boas Festas.
O Secretário Coordenador,

Nuno Vieira

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

"GABINETE DE FORMAÇÃO DE JOVENS AUTARCAS"

Em conferência de imprensa que decorreu no passado dia 12 de Maio, o Secretariado Concelhio da Juventude Socialista de V. N. de Famalicão apresentou o “Gabinete de Formação de Jovens Autarcas”.
Com este gabinete a “jota” famalicense pretende demonstrar que está consciente do desinteresse que atravessa a juventude portuguesa, em relação às questões e à acção politicas, aliás na sequência da preocupação demonstrada, recentemente, pelo Presidente da República, sendo esta uma forma de obviar a este estado de coisas.
Assim, entende a JS que não pode ficar indiferente a esta realidade, e como tal, não pode deixar de dar o seu contributo para persuadir os jovens para a causa nobre que é o exercício da actividade politica, mormente, o exercício da actividade autárquica.
Entende o Secretariado concelhio que as Juventudes Partidárias têm o dever cívico de estimular os jovens à participação politica e proporcionar-lhes os meios necessários para tal participação.
Neste sentido, e para mais facilmente concretizar este objectivo da JS, decidiram constituir o “Gabinete de Formação de Jovens Autarcas”, coordenado pelo Secretário Coordenador Concelhio da JS, pelo Vereador do PS na Câmara de Famalicão, Dr. Mário Martins, também em representação do Secretariado do PS, e pelos membros do secretariado da JS, Casimiro Carneiro e Miguel Nunes.
Os objectivos preconizados por este gabinete recém-criado, são, essencialmente, a formação pedagógica de jovens quadros, com vista a estimula-los à participação cívica e incentiva-los a abraçar a causa autárquica.Para concretizar este objectivo primordial, o “Gabinete de Formação de Jovens Autarcas”, deu início no passado dia 24 de Maio, um curso de formação.
Este curso terá a duração de 6 sessões semanais, que se realizarão aos sábados, com formadores experientes nas áreas do poder autárquico, desde a Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
O curso contará com uma aula de princípios gerais, onde se pretende abordar a temática da origem, contemporaneidade e perspectivas de futuro do poder autárquico, e a sua interligação ao futuro poder regional.
Durante o curso, será distribuída a respectiva legislação e material de apoio, para que os jovens fiquem devidamente documentados e apetrechados para o exercício de funções futuras. O curso culminará com a entrega de um Diploma aos participantes, a realizar na última sessão, no dia 28 de Junho.
O gabinete continuará a sua acção numa dimensão prática, depois de realizado o curso, conduzindo os jovens a assistirem a sessões de Assembleia de Freguesia, Assembleia e Câmara Municipais.
Com este trabalho, que se pretende profícuo a JS pretende formar mais e melhores quadros para os colocar à mercê do Partido Socialista, da sociedade e do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Bom Natal e Feliz 2009!

Reis Campos candidato PS à C.M.

Prof. Doutor Reis Campos candidato do PS à Câmara Municipal de V.N. Famalicão

DISCURSO DO PROF. DOUTOR REIS CAMPOSNO ACTO DE APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃOPELO PARTIDO SOCIALISTA

Senhoras e senhores jornalistas;Caras e caros amigos:
Começa hoje um novo ciclo político, de mudança efectiva, e um novo rumo na autarquia de V. N. de Famalicão, com a apresentação da minha candidatura a Presidente da Câmara Municipal.
Identifico-me e sou um defensor convicto, desde sempre, dos valores da liberdade, da solidariedade e da justiça social, valores caros da social - democracia e do socialismo democrático.
Sou candidato a Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo Partido Socialista, nas Eleições Autárquicas de 2009.
Aceito, assim, o convite e o desafio que me foram formulados pelo Presidente da Comissão Política do PS, Dr. Fernando Moniz, convite e desafio aprovados por unanimidade e aclamação por este órgão.
Faço-o porque acredito no projecto do Partido Socialista, faço-o com satisfação e faço-o com a convicção de que o meu contributo para a mudança que é exigida e se impõe em Vila Nova de Famalicão é premente e inadiável.
Faço-o com o orgulho e a dedicação de quem quer servir Vila Nova de Famalicão e todos os Famalicenses, porque eu sou um deles.
Tenho provas dadas, o saber, a competência, a juventude e energia capazes de, de novo, trazer Vila Nova de Famalicão para a linha da frente dos municípios portugueses mais desenvolvidos, lugar a que temos que ascender por direito próprio.
Com uma conjuntura económica e social difícil, mesmo das mais difíceis de sempre, saberei transformar dificuldades em desafios e novas oportunidades, através de acções e medidas concretas para a obtenção de resultados positivos para o bem-estar dos Famalicenses.
Promoverei a participação cívica e o exercício da cidadania.
Serei solidário com Vila Nova de Famalicão e com os Famalicenses.
Lutarei, com todos, pela nossa terra.
O projecto que abraço é um projecto de valores. Valores da igualdade, da fraternidade, da liberdade, do respeito pelos outros, do desenvolvimento e do progresso. Projecto em que estarão sempre em primeiro lugar as pessoas de Vila Nova de Famalicão.
O Município de Vila Nova de Famalicão precisa, com urgência, de reassumir o seu papel de liderança na região em que está integrado. As gentes da nossa terra e as potencialidades do nosso Município exigem isso, sob pena de ficarmos na História como figurantes. Isso não permitirei.
O combate político que se avizinha terá para mim regras de actuação muito concretas e precisas.
Usarei uma linguagem de verdade e actuarei com transparência, ética e educação, respeitando sempre os valores da democracia.
Serei intransigente na defesa dos direitos dos cidadãos, desenvolvendo formas de diálogo e de cooperação que contribuam para a resolução dos problemas da Cidade e das quarenta e nove freguesias do Município de Vila Nova de Famalicão.
Pautarei sempre a minha actuação política pelos princípios e valores da dignidade, da elevação e da urbanidade, sempre no respeito e consideração pelas ideias, pelas opiniões e pelas opções dos outros.
Lutarei ao lado de todos quantos acreditam que há uma forma diferente para o exercício do poder, forma que assenta na mudança, na modernidade, no desenvolvimento e no reforço da confiança entre todos os cidadãos e todas as cidadãs famalicenses.
Nos últimos anos, Vila Nova de Famalicão perdeu a capacidade de liderança. Perdeu a qualidade de município líder na sua região.
A minha candidatura vai devolver a Vila Nova de Famalicão essa capacidade de liderança, levando o poder até às pessoas e pondo o poder ao serviço da resolução dos seus problemas concretos.
Estou preparado para assumir este desafio. Tenho disponibilidade e vontade de trabalhar, com a causa pública como ideal a defender.
Estou disponível e sou candidato para corporizar um projecto de desenvolvimento sustentável para o Município de Vila Nova de Famalicão, em que todos os Famalicenses se sintam representados e em que todos os Famalicenses sejam parte activa da mudança.
Muito obrigado!

JS distribui panfletos sobre novo Estatuto do Aluno


A Juventude Socialista de Famalicão iniciou, na passada quinta-feira, dia 18 de Dezembro, junto das escolas do ensino básico e secundário do concelho, uma campanha de informação sobre o Estatuto do Aluno.

Além de esclarecer os estudantes dos seus direitos consagrados no novo Estatuto, a acção visa, também, "esclarecer o regime de faltas que, nas últimas semanas, tem gerado muitas dúvidas nos alunos, levando estes a fazer greves", diz a JS em nota de imprensa. Nesse sentido, foram distribuídos mais de 1500 panfletos informativos à porta das escolas secundária Camilo Castelo Branco e D. Sancho I, na cidade.

Nesse panfleto, a JS informa que nenhum aluno pode reprovar por ter excedido o número de faltas, desde que estas sejam justificadas. "De facto, os alunos que tenham excedido o número de faltas justificadas (3 vezes o número da aulas semanais de cada disciplina) é submetido a uma prova de recuperação cuja finalidade é, única e exclusivamente, aferir a matéria e o conhecimento que o aluno perdeu no período que faltou, para se elaborar um plano de acompanhamento especial para o aluno recuperar a matéria perdida", pode ler-se no panfleto.

A JS esclarece ainda que o Ministério da Educação "não impõe que esta prova seja um teste escrito". "A prova pode ser uma prova oral ou um trabalho escrito, dependendo do que estiver estipulado no Regulamento Interno de cada escola", acrescenta.

Os jovens socialistas aconselham, assim, os alunos a estarem atentos à elaboração do Regulamento Interno da sua escola, participando na elaboração deste e " defendendo aquela prova que mais interessa e protege os seus direitos".

A JS afirma ainda que, "as faltas por falecimento de familiar, bem como participação em provas desportivas e eventos associativos são considerados justificadas".
Documentação de Referência
Despacho n.º 30265/2008 - Visa clarificar os termos de aplicação do disposto no Estatuto do Aluno [PDF]
Lei n.º 3/2008 - Primeira alteração à Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário [PDF]

JS distribui preservativos

JS Famalicão têm sede própria







Foi no passado dia 22 de Fevereiro, pelas 18h30, que a concelhia da Juventude Socialista de V.N.Famalicão inaugurou a sua própria sede. A cerimonia teve lugar na loja 21 do Centro Comercial Vilanova.

Festa da JS no Berber

No passado dia 15 de Fevereiro a concelhia da JS de V.N.Famalicão realizou no bar BerBer - Vila de Ribeirão uma festa para os seus militantes.

O objectivo definido pelo secretariado da concelhia visou criar um momento de convívio onde se fortalecessem laços de amizade, cooperação e solidariedade.Entre os militantes dos vários núcleos a festa-convívio contou com a presença de mais de uma centena de militantes.

"Com este evento a JS saiu mais forte e mais unida o que solidifica a importância desta estrutura na defesa e projecção dos interesses dos jovens, bem como da sociedade em geral" - afirmou o nosso secretario-coordenador Nuno Vieira.

Dado o sucesso deste convívio, a Juventude Socialista promete desde já mais eventos deste género para breve.
A ideia da criação deste Blog nasceu há algum tempo atrás por parte do Lider da JS Famalicão, Nuno Vieira e agora começa a dar os primeiros passos. Esperamos neste blog um espaço de "conversa" de critica e de ideias novas para melhorar Vila Nova de Famalicão.Esperamos que todos quantos nos visitem participem com comentários construtivos de forma a que este Blog seja o mais possível interactivo.

Este blog foi criado com o intuito de possibilitar a discussão de temas da actualidade famalicense, partindo da nossa opinião e possibilitando comentários mesmo de quem pense de forma diferente de nós e como anónimos.

Contamos com todos vós!
Camaradas e amigos!