Em conferência de imprensa que decorreu no passado dia 12 de Maio, o Secretariado Concelhio da Juventude Socialista de V. N. de Famalicão apresentou o “Gabinete de Formação de Jovens Autarcas”.
Com este gabinete a “jota” famalicense pretende demonstrar que está consciente do desinteresse que atravessa a juventude portuguesa, em relação às questões e à acção politicas, aliás na sequência da preocupação demonstrada, recentemente, pelo Presidente da República, sendo esta uma forma de obviar a este estado de coisas.
Assim, entende a JS que não pode ficar indiferente a esta realidade, e como tal, não pode deixar de dar o seu contributo para persuadir os jovens para a causa nobre que é o exercício da actividade politica, mormente, o exercício da actividade autárquica.
Entende o Secretariado concelhio que as Juventudes Partidárias têm o dever cívico de estimular os jovens à participação politica e proporcionar-lhes os meios necessários para tal participação.
Neste sentido, e para mais facilmente concretizar este objectivo da JS, decidiram constituir o “Gabinete de Formação de Jovens Autarcas”, coordenado pelo Secretário Coordenador Concelhio da JS, pelo Vereador do PS na Câmara de Famalicão, Dr. Mário Martins, também em representação do Secretariado do PS, e pelos membros do secretariado da JS, Casimiro Carneiro e Miguel Nunes.
Os objectivos preconizados por este gabinete recém-criado, são, essencialmente, a formação pedagógica de jovens quadros, com vista a estimula-los à participação cívica e incentiva-los a abraçar a causa autárquica.Para concretizar este objectivo primordial, o “Gabinete de Formação de Jovens Autarcas”, deu início no passado dia 24 de Maio, um curso de formação.
Este curso terá a duração de 6 sessões semanais, que se realizarão aos sábados, com formadores experientes nas áreas do poder autárquico, desde a Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
O curso contará com uma aula de princípios gerais, onde se pretende abordar a temática da origem, contemporaneidade e perspectivas de futuro do poder autárquico, e a sua interligação ao futuro poder regional.
Durante o curso, será distribuída a respectiva legislação e material de apoio, para que os jovens fiquem devidamente documentados e apetrechados para o exercício de funções futuras. O curso culminará com a entrega de um Diploma aos participantes, a realizar na última sessão, no dia 28 de Junho.
O gabinete continuará a sua acção numa dimensão prática, depois de realizado o curso, conduzindo os jovens a assistirem a sessões de Assembleia de Freguesia, Assembleia e Câmara Municipais.
Com este trabalho, que se pretende profícuo a JS pretende formar mais e melhores quadros para os colocar à mercê do Partido Socialista, da sociedade e do concelho de Vila Nova de Famalicão.
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário